Patrocínio:

Edson Luciano Ribeiro

Edson Luciano Ribeiro construiu a carreira no atletismo como um homem de equipe, brilhando no revezamento 4×100 metros. Esteve na conquista das duas medalhas Olímpicas do Brasil, a Prata ganha em Sydney Austrália em 2000 e o Bronze conquistado em Atlanta USA em 1996. No currículo, tem seis invejáveis medalhas no 4×100 metros. Além das duas Olímpicas, é dono da Prata no Mundial de Atletismo em Paris (FRA), em 2003, e do Bronze em Sevilha (ESP), em 1999, e garantiu ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (CAN) em 1999 e em Santo Domingo (DOM) em 2003.

Nasceu em Bandeirantes, norte do Paraná, no dia 08 de dezembro de 1972. Edson trabalhou na lavoura como catador de algodão, lavador de carros, frentista de posto de combustível, marceneiro e mecânico antes de conhecer o atletismo quando estava servindo o Exército, com 19 anos. Depois de passar pelos municípios de Pato Branco e Foz do Iguaçu, em 1994 mudou-se para Presidente Prudente e integrou a equipe de velocistas que já treinava na cidade.

Como segundo homem, às vezes terceiro, do revezamento, sempre foi um gigante, e não apenas por sua altura (1,90 m e 90 kg), a serviço da seleção. Falou com muita emoção da prata de 2000: “Vão passar 50 anos e vou lembrar do que aconteceu em Sydney. Fomos bem na preliminar, melhor na semifinal e na final subimos no pódio.” E com recorde Sul-americano que persiste até hoje, marca de (37.90).

Edson Luciano Ribeiro sempre atemorizou os rivais na pista e teve o respeito dos colegas de equipe. Tem orgulho de ter sido um dos mais perfeitos atletas da prova de revezamento do atletismo Brasileiro. Esteve em todas as grandes competições a partir de 1995.

Além dos pódios conquistados, também disputou as finais dos Mundiais de Gotemburgo, Suécia em 1995 e Atenas, Grécia em 1997 – nas duas vezes a equipe foi 6ª colocada. A equipe, com Edson, também foi à final Olímpica da Grécia, Atenas em 2004 e ficou em 6º lugar.

Atualmente, membro do Projeto Heróis Olímpicos da Caixa Econômica Federal em parceria com a CBAt, Confederação Brasileira de Atletismo, sendo padrinho do Circuito Caixa de Maratoninhas e Circuito Caixa Corrida de Rua, ministrando palestras para estudantes de educação física, funcionários e entidades envolvidas com a Caixa Econômica Federal nas cidades onde ocorrem os eventos. Formado em Educação Física, e pós-graduado em treinamento desportivo, trabalha na elaboração de projetos esportivos via lei de incentivo ao esporte com projetos de iniciação na modalidade atletismo, que levam seu nome: Projeto Olímpico Edson Luciano Ribeiro, Correndo Para Vencer.

Edson é autor de uma frase que representa e muito o esporte brasileiro: “Sou filho de mecânico e zeladora e no esporte tive a chance de mudar a história da minha vida.”