Patrocínio:

História

Com o nome inicial de Projeto FUTURO CAMPEÃO, implantado no ano de 2007 pela Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra – SP, o projeto esportivo com foco na modalidade atletismo tinha como objetivo ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes, proporcionando conhecimentos sobre a modalidade e visando a formação de futuros atletas e cidadãos.

Em seu início, o projeto atendia uma média de 80 atletas, com aulas ministradas na pista do São Joaquim Futebol Clube (Espigão). No ano de 2009, com a fundação da Associação Joaquinense de Atletismo, o Projeto ganhou proporções maiores: a AJA filiou-se à Federação e começou a participar de competições em todo o território nacional.

No ano de 2010 o projeto se consolidou e obteve sua grande mudança: a Associação Joaquinense de Atletismo (AJA), através do atleta e ex-medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, grande idealizador e responsável pela reestruturação, conseguiram o apoio e patrocínio da Caixa Econômica Federal, maior incentivadora do esporte no país, e com esse apoio e patrocínio as mudanças necessárias foram seguindo para um crescimento ainda maior, inclusive a mudança de nome de “Projeto Futuro Campeão” para Projeto Olímpico Edson Luciano Ribeiro “Correndo Para Vencer”.

Treino realizado nos primeiros meses do projeto, com jovens sem uniformes e equipamentos em condições precárias.

Em 2015, depois de 5 anos de um intenso trabalho social e esportivo, através do qual foram atendidos mais de 600 alunos, mais uma mudança: em Assembleia, foi aprovada a alteração do nome da instituição no Estatuto: de Associação Joaquinense de Atletismo para INSTITUTO EDSON LUCIANO RIBEIRO – INELUR. Com isso, o projeto passou a viabilizar maiores possibilidades e oportunidades não só dentro da área esportiva, mas também através ações nas áreas de educação e cultura, possibilitando uma mudança ainda mais significativa na vida das crianças e jovens de São Joaquim da Barra e toda a região.

Ainda em 2015, uma conquista marcante: a indicação do Projeto Edson Luciano Ribeiro – Correndo Para Vencer, como destaque na 9ª Edição do Prêmio Caixa Melhores Prática em Gestão Local, figurando na lista dos 50 melhores projetos do país. E acompanhando toda essa evolução, em 2015 o Projeto ampliou também sua atuação e foi além das atividades no âmbito esportivo, com melhorias significativas de engajamento social através de ações sociais (arrecadações de alimentos, agasalhos e melhorias estruturais de acessibilidade no local de treinamentos) e ambientais (uso de materiais reciclados nos treinos, ações de conscientização, palestras educativas, plantio de árvores, coleta de pilhas e baterias usadas e coleta de óleo vegetal). Em 2016, o projeto consolidou sua força ao comemorar com a atleta Rita de Cássia Ferreira 2 medalhas de ouro no Mundial Escolar realizado na Turquia, um feito inédito para toda a região.